Associação X Sindicato: entenda as diferenças

Você sabe a diferença entre associação e sindicatos? Preparamos um material rápido e simples para esclarecer essa dúvida. As associações e sindicatos são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que reúnem indivíduos com os mesmos interesses e objetivos comuns.

No entanto, a primeira das diferenças consiste na limitação constitucional de defesa e representação dos interesses. A associação atua em nome, apenas, de seus associados, enquanto o sindicato em prol de toda a categoria profissional ou econômica, independentemente de filiação.

Assim, a mera constituição da pessoa jurídica no cartório competente não confere a competência legal e as prerrogativas de personalidade sindical. A entidade necessita, também, ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que é o guardião da unicidade sindical.

O presidente da Associação dos Servidores das Carreiras de Analistas e Técnicos do Poder Judiciário do Piauí(ANAJUS/PI), Ari Lago, destaca que uma associação profissional não sindical promove a realização de estudos, integração cultural e social. “No campo da defesa dos interesses, como assentado em recente julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), as ações coletivas só beneficiarão os associados que pertencerem ao quadro associativo na data da propositura da ação”, frisa Ari Lago.

Vale destacar que as associações focam mais em oferecer cursos de formação, atividades culturais e ações sociais para os seus associados, enquanto o sindicato prevalece em uma forte função política. O movimento sindical existe para ser porta-voz de uma categoria em ações coletivas e firmamento de acordos com os patrões.

Ari Lago destaca que uma associação é regida por alguns princípios, como a adesão livre e voluntária de seus associados; gestão democrática por parte dos sócios; a missão de proporcionar cultura e educação aos associados; o interesse pela comunidade, entre outros.

“Com a nossa experiência à frente da ANAJUS, temos observado que uma categoria que se envolve com o sindicato, além do fortalecimento da entidade, promove o espírito de solidariedade e integração de seus integrantes, o que acaba contribuindo positivamente até para as relações e para um ambiente de trabalho digno e saudável a todos”, conclui.

Filie-se à ANAJUS-PI

Associações são instituições dotadas de personalidade jurídica privada formadas por pessoas que resolveram se unir, por vontade própria, em prol de um bem comum. São muitos os motivos para se tornar membro, mas o principal é o desejo de integração da categoria, na busca por vencer as diversas batalhas que os servidores enfrentam no dia a dia.

Quero me associar